domingo, 27 de maio de 2012

Monitoramento nas Políticas Públicas


O monitoramento, também chamado de avaliação do processo de construção e implementação das políticas públicas, constitui-se em  



[...] uma ferramenta utilizada para intervir no curso de um programa, corrigindo sua concepção. É o exame contínuo dos processos, produtos, resultados e os impactos das ações realizadas. O monitoramento permite identificar tempestivamente  as vantagens e os pontos frágeis na execução de um programa e efetuar os ajustes necessários à maximização dos seus resultados e impactos. (RUA apud HEILBORN, ARAÙJO & BARRETO, 2010, p. 119)



            Com o  monitoramento, é possível realizar um mapeamento das ações essenciais para o alcance dos objetivos propostos, considerando os prazos, recursos e verificar a eficiência dos projetos e ações, a partir da utilização de instrumentos para acompanhá-los, tais como: a freqüência do acompanhamento do projeto, que “significa o tempo  em que será efetuado o monitoramento dos indicadores definidos” (HEILBORN, ARAÚJO & BARRETO, 2010, p. 123); a criação de sistemas informatizados; os relatórios diversos e complementares referentes a procedimentos distintos e os indicadores de processo que servem para: 



[...] sinalizar o cumprimento de prazos e metas e a obtenção de produtos esperados para cada ação. Esses indicadores  constituem  instrumentos essenciais para a condução do monitoramento e deverão ser definidos para todas as ações previstas, sempre levando em conta os prazos determinados para cada fase e/ou etapa do processo de implementação do projeto. (HEILBORN, ARAÚJO & BARRETO, 2010, p. 122) 






REFERÊNCIAS 



HEILBORN, M.L.; ARAÚJO, L; BARRETO, A. (orgs). Gestão de políticas públicas em gênero e raça/GPP-GeR: módulo 2. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2010.



RUA, M. G. Administração Pública Gerencial e Ambiente de Inovação: o que há de novo na Administração Pública Federal Brasileira. In: PETRUCCI, V.; SCHWARZ, I. (orgs.) Administração Pública Gerencial: a reforma de 1995 – Ensaios sobre a reforma administrativa no limiar do século XXI. Brasília: UnB/ENAP, 1999.


Postado por Giovanna Carrozzino Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário