domingo, 13 de maio de 2012

Agenda, projetos, programas e planos.

            A  “definição da agenda”  corresponde  ao primeiro processo de tomada de decisão envolvendo a formação de políticas públicas. De acordo com as autoras:



A definição da agenda se concretiza nos planos, constituídos por diversos programas e projetos, agregando programas afins e estabelecendo um quadro de referências mais amplo para a intervenção. (HEILBORN, ARAÚJO & BARRETO, 2010, p. 66) 



            Relacionados às políticas públicas, estão os projetos, programas e planos que 



[...] designam modalidades de intervenção social que diferem em escopo e duração. O projeto é a unidade mínima de destinação de recursos que, por meio de um conjunto integrado de atividades, pretende transformar uma parcela da realidade, suprindo uma carência ou alterando uma situação-problema. O conjunto de projetos que visam aos mesmos objetivos é denominado programa, que “estabelece as prioridades da intervenção, identifica e ordena os projetos, define o âmbito institucional e aloca os recursos a serem utilizados.. O plano, por sua vez, contém os programas, que também abarcam os projetos.  (COHEN & FRANCO apud HEILBORN, ARAÚJO & BARRETO, 2010, pp. 66-67) 



            Como exemplo de projeto desenvolvido pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, cita-se o Projeto Escola que Protege, relançado no dia 05/05/12. O projeto, realizado em parceria com a UFES, prevê a formação de profissionais envolvidos na rede de proteção à criança e ao adolescente, envolvendo assim “um conjunto integrado de atividades” que visam à alteração de uma situação-problema: a vulnerabilidade de crianças e adolescentes em ambientes escolares e familiares violentos. No link http://www.cachoeiro.es.gov.br/site.php?id=NOTICIA&id_item=%20%201SEMCOS%20%20%20%20%20%20%20%20%2004/05/12162351, é possível acessar a notícia sobre o relançamento do Projeto.

            O  PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), pode ser citado como um exemplo de programa existente em Cachoeiro de Itapemirim. O Programa articula um conjunto de projetos e ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Outro programa é o Programa Família Cidadã, desenvolvido desde 2009 pela Prefeitura Municipal  e que corresponde a um conjunto de projetos nas áreas de saúde, educação, lazer e social. No link http://www.cachoeiro.es.gov.br/site.php?id=NOTICIA&id_item=%20%201SEMCOS%20%20%20%20%20%20%20%20%2023/04/12101708, é possível conhecer um pouco mais sobre as últimas ações do Programa neste ano. 

Como exemplo de plano desenvolvido pelo município de Cachoeiro de Itapemirim, pode-se citar o Plano Municipal de Saúde e o Plano Municipal de Educação, que contém todos os programas e projetos desenvolvidos nestas áreas. Ressalta-se que em pesquisa no site da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, não foi possível encontrar nenhum plano, projeto ou programa com recorte em gênero e raça.


 

REFERÊNCIAS

  
COHEN, E; FRANCO, R. Avaliação de Projetos Sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 1993.HEILBORN, M.L.; ARAÚJO, L; BARRETO, A. (orgs). Gestão de políticas públicas em gênero e raça/GPP-GeR: módulo 2. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2010.



Postado por Giovanna Carrozzino Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário